Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Contradição dos reformados ostensivos.

Rejeitando o vício da igreja de outrora, alguns homens contrapondo-se ao status-quo, levantaram alguns pilares, e através deles pretendiam construir um sólido edifício que seria o abrigo ideológico dos crentes que rejeitassem as idéias e as práticas da, até então, igreja dominante. A reforma protestante se baseia em cinco fundamentais pilares; e são eles:
..
. Sola Fide (somente a fé);
. Sola Scriptura (somente a Escritura);
. Solus Christus (somente Cristo);
. Sola Gratia (somente a graça);
. Soli Deo Gloria (glória somente a Deus).
.
O grande problema da atual geração dos crentes que carregam em si o epíteto de reformados, é que, contradizem de forma ostensiva alguns dos endossos da Reforma Protestante, principalmente o Sola Scriptura e Soli Deo Gloria.
.
A asseveração “Somente as Escrituras” já começa com a rejeição de que a Igreja dominante continha a verdade, e que toda a afirmação do papa, do bispo maior, teria o mesmo peso das afirmações bíblicas.
.
A preocupação dos reformadores em ressaltar que toda a Glória deve ser dado somente a Deus, tem como o claro propósito de não admitir, que outro, que não Deus receba a glória, coisa que era comum no seio da igreja dominante, que admitia que os integrantes do clero recebessem glórias. A contradição vivenciada pelos tais ostensivamente reformados, é que esquecendo os dois solas enfatizados, colocam os escritos de Calvino, e os famigerados sínodos e concílios num patamar tão alto, que são tratados como Verdade Absoluta, quase sendo considerados como escritos sacros.
.
A contradição reside nisto: se nossa base de fé e crença são as escrituras, não podemos defender interpretações humanas de forma tão ostensiva. Defender idéias sim, ostentar não, porque nossa bandeira ideológica são as escrituras, ou pelo menos deveria ser.
.
Outro infeliz erro que mina a base reformada está no fato de os reformados ostensivos glorificarem figuras humanas, a ponto de colocarem os tais, como parâmetros da teologia sadia. Quando dialogamos as controvérsias teológicas com calvinistas, eles geralmente afirmam, como trunfo, que os grandes reformadores e pregadores defendiam as idéias calvinistas, esquecendo eles, que a glória de ter a Verdade Absoluta reside em Deus, e, portanto, só podemos descansar ideologicamente em idéias bíblicas, não nas conjecturas calvinistas ou de sínodos e concílios. Grandes partes dos calvinistas estão colocando Calvino como o parâmetro absoluto da verdadeira teologia, e, agindo assim, estão dando a Glória a ele, que é tão falível como qualquer um de nós, que ansiamos em conhecer na plenitude dos tempos a realidade factual das coisas. A Bíblia tem registrado em suas páginas um duro discurso a um grupo que ostensivamente se colocaram como donos da verdade, eis o texto:
“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando” (Mateus 23:13). Creio que essa dura afirmação de Cristo é pertinente para os grupos que ostensivamente se colocam como donos da verdade, e que, inclusive, aviltam com palavras irônicas aqueles que também crêem em Deus, mas que não interpretam algumas difíceis passagens bíblicas uniformemente. "
.
"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória.” (2Pe3.15-18)
______
.
Lailson Castanha

2 comentários:

  1. Saudações Lailson

    É com alegria e contentamento em meu coração que li algo substancial, num mundo em que as idéias deveriam dar suporte as boas ações, acaba ocorrendo o contrario poucas pessoas honestas e com idéias sadias a respeito de um "SÃ TEOLOGIA" precisam hoje novamente levantar luzes sobre a cegueira que ataca muitos "Doutos".

    Abração

    Irmão em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Companheiro Edson, saúde.

    Obrigado por suas palavras.

    Infelizmente o “mundo dais idéias” tem sido tentado pela vaidade do “querer ser” e do desejo de ostentar saberes. Isso faz com que poucas idéias expostas sejam efetivamente idéias encarnadas no próprio indivíduo de que as expressa.
    Desejo que as Escrituras e não a nossa vaidade intelectual e dogmática seja o nosso guia, e seja ela que conduza os que realmente almejam o saber.

    ResponderExcluir

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores