Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

O que é um Arminiano? Respondido por um amante da Livre Graça - John Wesley aos 48 anos

1. Dizer: "Este homem é um Arminiano" tem o mesmo efeito em alguns ouvintes, como dizer: "Este é um cachorro louco". Isto os coloca em espanto imediatamente: Eles correm dele, com toda a rapidez e diligência; e dificilmente irão parar, a menos que seja para atirar uma pedra no animal terrível e pernicioso.
.
2. A palavra mais ininteligível é a melhor que responde ao propósito. Aqueles sobre os quais ela está fixada não sabem o que fazer: Não entendendo o que ela significa, eles não podem dizer qual defesa fazer, ou como se isentarem da responsabilidade. E não é fácil remover o preconceito que outros têm absorvido; aqueles que não conhecem mais dela, do que sendo "alguma coisa muito má", se não "tudo que é mal!"
.
3. Esclarecer o significado, portanto, deste termo ambíguo, pode ser útil para muitos: A esses que tão livremente atribuem este nome sobre outros, para que eles não possam dizer o que não entendem; a esses que os ouvem, para que eles não sejam insultados mais por homens, dizendo que eles não sabem o que; e para aqueles sobre os quais o nome é fixado, para que eles possam saber como responder por eles mesmos.
.
.
4. Pode ser necessário observar: Em Primeiro Lugar: Que muitos confundem Arminianos com Arianos. Mas esta é uma coisa inteiramente diferente; um não tem semelhança com o outro. Um Ariano é alguém que nega a Divindade de Cristo; nós, escassamente, precisamos dizer, a suprema, eterna Divindade; porque pode não existir Deus, mas o supremo, e eterno Deus, a menos que criemos dois Deuses, um grande Deus e um pequeno. Agora, ninguém, alguma vez, acreditou mais firmemente, ou mais fortemente afirmou a Divindade de Cristo, do que muitos dos (assim chamados) Arminianos fizeram; sim, e fazem até hoje. O Arminianismo, portanto, (o que quer que ele seja) é totalmente diferente do Arianismo.
.
5. O surgimento da palavra foi este: JAMES HARMENS, em Latim, Jacobes Armínio, foi um dos primeiros Ministros de Amsterdã, e mais tarde, professor de Teologia em Leyden. Ele foi educado em Geneva; mas no ano de 1591, começou a duvidar dos princípios que ele tinha, até, então, recebido. E estando mais e mais convencido de que eles estavam errados, quando ele foi empossado com o Professorado, ele publicamente ensinou o que ele acreditou fosse a verdade, até que, no ano de 1609, ele morreu em paz. Mas poucos anos depois de sua morte, alguns homens zelosos, juntamente com o Príncipe de Orange, no comando, furiosamente atacaram todos que mantinham o que foram chamadas de suas opiniões, e os tendo procurado, para serem solenemente condenados, no famoso Sínodo de Dort (não tão numeroso, ou culto, mas tão imparcial, quanto o Concilio ou Sínodo de Trent), condenaram alguns à morte, alguns foram banidos, alguns aprisionados perpetuamente, todos largaram seus empreendimentos, e se tornaram incapazes de manterem algum ofício, quer na Igreja ou no Estado.
.
6. Os erros aos quais foram responsabilizados (usualmente denominados Arminianos), pelos seus oponentes, são cinco: (1) Que eles negam o pecado original. (2) Que eles negam a justificação pela fé. (3) Que eles negam a predestinação absoluta. (4) Que eles negam a graça de Deus, de ser irresistível; e, (5) Que eles afirmam que um crente pode cair da graça.
.
Com respeito às duas primeiras dessas responsabilidades, eles se declararam, Inocentes. Elas eram inteiramente falsas. Nenhum homem alguma vez viveu, nem o próprio John Calvin, alguma vez, afirmou, quer o pecado original, ou a justificação da fé, de uma maneira mais forte, mais clara, e em termos expressos do que Armínio o fez. Esses dois pontos, portanto, devem ser colocados fora de questão: Em ambos, as partes concordam. Neste aspecto, não existe uma largura de cabelo de diferença entre o Sr. Wesley e o Sr. Whitefield.
.
7. Mas existe uma diferença inegável entre os Calvinistas e os Arminianos, com respeito às três outras questões. Aqui eles se dividem: o primeiro acredita na predestinação absoluta; o ultimo, apenas na condicional. Os Calvinistas mantém que: (1) Deus tem absolutamente decretado, desde toda a eternidade, salvar tais e tais pessoas, e não outras; e que Cristo morreu por esses, e ninguém mais. Os Arminianos sustentam que Deus decretou, de toda a eternidade, no tocante a tudo que tem a palavra escrita que: "Aquele que crê será salvo: Aquele que não crê será condenado": E, com este propósito, "Cristo morreu por todos, todos que estavam mortos nas transgressões e pecados"; ou seja, por todo filho de Adão, uma vez que "em Adão todos morreram".
.
8. Em Segundo Lugar, os Calvinistas mantêm que a graça salvadora de Deus, é absolutamente irresistível, que homem algum é mais capaz de resistir a ela, do que resistir ao golpe de um raio. Os Arminianos mantêm que, embora possa haver alguns momentos em que a graça de Deus aja de maneira irresistível, ainda assim, em geral, qualquer homem pode resistir, e isto para sua eterna ruína, à graça por meio da qual, foi a vontade de Deus que ele fosse eternamente salvo.
.
9. Em Terceiro Lugar, o Calvinista mantém que um crente verdadeiro em Cristo não pode possivelmente cair da graça. Os Arminianos mantêm que um crente verdadeiro pode "naufragar da fé e de uma boa consciência", que ele pode cair, não apenas vilmente, mas completamente, de maneira a perecer para sempre.
.
10. De fato, os dois últimos pontos, graça irresistível e perseverança infalível são a conseqüência natural da primeira, do decreto incondicional. Porque, se Deus tem decretado eternamente e absolutamente salvar tais e tais pessoas, segue-se que, uns não podem resistir à sua graça salvadora (antes poderiam perder a salvação), e outros não podem finalmente cair daquela graça que eles não podem resistir. De maneira que, em efeito, as três questões resultam em uma: "Existe predestinação absoluta ou condicional?". Os Arminianos acreditam que seja condicional; os Calvinistas, que ela seja absoluta.
.
11. Fora, então, com ambigüidade! Fora, com todas as expressões que apenas complicam a causa! Que os homens honestos falem, e não brinquem com palavras duras, que eles não entendem. E como pode algum homem, que nunca leu uma página de seus escritos, conhecer o que Armínio defendeu? Que nenhum homem vocifere contra Armínio, até que ele conheça o que os termos significam, e, então, ele saberá que Arminianos e Calvinistas estão exatamente em um nível. E que os Arminianos têm tanto direito a estarem irados com os Calvinistas, quanto os Calvinistas têm dos Arminianos. John Calvin foi um homem piedoso, culto, e sensível, e assim foi James Harmens. Muitos Calvinistas são homens piedosos, cultos, sensíveis; e, assim, são muitos Arminianos. Apenas o primeiro mantém a predestinação absoluta; e o último, a condicional.
.
12. Uma palavra mais: Não é dever de todo Pregador Arminiano: Em Primeiro Lugar, nunca em público, ou privado, usar a palavra Calvinista, como um termo de reprovação; vendo-se que ela nem é melhor, nem pior do que chamar por nomes? – uma prática não mais consistente com o bom-senso ou boas maneiras, do que é com o Cristianismo. Em Segundo Lugar: Fazer tudo que cabe a ele para impedir seus ouvintes de praticá-lo, mostrando a eles o pecado e a tolice dele? E este não é igualmente o dever de todo Pregador Calvinista, Em Primeiro Lugar, nunca, em público ou em privado, no pregar ou conversar, usar a palavra Arminiano como um termo de reprovação? Em Segundo Lugar: Fazer tudo que nele cabe para impedir seus ouvintes de praticá-lo, mostrando a eles o pecado e tolice dele; e isto o mais sinceramente e diligentemente, se eles têm estado acostumados a assim fazer? Talvez, encorajá-los nisto, através de seu próprio exemplo!
______
.
Tradução: Izilda Bella
Da edição de Thomas Jackson das Obras de John Wesley, 1872.
http://gbgm-umc.org/UMhistory/Wesley/arminian.stm
http://www.metodistaonline.kit.net/wesleyoqueearminianismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores