Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Uma teologia arminiana do pacto

Dr. Vic Reasoner
.
Muitos arminianos tem empurrado sua bandeja dentro da cafeteria teológica, aceitando qualquer ajuda aparentemente boa. Antes de aceitarmos todas as teologias populares de professores celebridades, devemos determinar melhor sobre o quais pressupostos os seus ensinos são baseados. Uma compreensão apropriada dos pactos irá nos ajudar a resolver algumas das confusões.
.
O conceito do pacto permeia no hebraico a compreensão da sua relação com Deus. Yahweh, o auto-existente Deus, inicia e mantém aliança com o homem. “Ele é motivado por um amor inabalável chamado hesed, que é traduzido” bondade amorosa ou "misericórdia".
.
Que o Deus transcendente condescende para de entrar em parceria com a sua própria criação é realmente motivo de culto. Ele não é dependente de nada, nós não temos nada para oferecer-lhe que ele primeiro não nos tenha dado. No entanto, ele deseja fazer um pacto com os homens, e entra em um relacionamento pessoal com sua criação.
.
Porque Deus é pactual com a natureza, nós que somos criados à sua imagem também fazemos pactos. O termo hebraico berith é utilizado durante 280 vezes no Antigo Testamento para descrever tratados, alianças, ou ligas entre os homens. Ele é usado para descrever uma constituição entre um governante e os seus subordinados. E é utilizado de uma relação entre Deus e seu povo.
.
O padrão básico de um pacto seja secular ou sagrado, continha: um preâmbulo, em que o iniciador é identificado; uma introdução histórica anterior descrevendo as relações entre as partes; estipulações e demandas o qual deveriam ser lidas publicamente, em intervalos regulares; juras de um Juramento com bênçãos e maldições, e a designação de testemunhas e sucessores.
.
A palavra grega diatheke ocorre trinta e três vezes no Novo Testamento. No KJV é traduzido "pacto" vinte vezes e "testemunho" treze vezes. Um diatheke era um testamento para distribuir o imóvel após o falecimento do proprietário. Era completamente simples, e a condições eram controladas pelo iniciador. A palavra ordinária para o pacto foi syntheke, mas desde que o syn do prefixo signifique, "junto com", que não foi utilizado no Novo Testamento porque poderia sugerir uma igualdade das partes.
.
Portanto, não podemos negociar um pacto com Deus. É sempre Deus que faz pacto com alguém, jamais alguém faz um pacto com Deus. Ele é o iniciador e nós aceitamos ou rejeitamos seus termos. Aceitar os termos do pacto, envolve uma rendição incondicional da nossa parte. Mas é preciso não só prometer a nossa fidelidade, temos de mantê-la, já que a própria natureza de um pacto é relacional. A igreja é composta de pessoas que expressam sua fé através da obediência ao pacto. Embora seja contrário à natureza de Deus quebrar pacto conosco, a história da relação do homem com Deus é de pactos quebrados.
.
Os judeus acreditavam que para Deus condenar um judeu estaria violando as suas promessas a eles, e que Deus, então, seria infiel. Este pensamento foi baseado no falso pressuposto de que os pactos de Deus são incondicionais. Paulo declarou que Deus é fiel, mesmo que todo o homem seja infiel (Rm.3:3-4). Mas Deus vai manter o pacto com infratores do pacto?
.
A própria natureza de um pacto implica obrigações mútuas. Não estamos a discutir um cheque em branco ou de uma concessão definitiva, sem anexação. Estipulações são inerentes dentro de um pacto. Watson definiu a essência de um pacto como estipulações mútuas entre duas partes. "Não poderia ser um pacto, salvo se houvesse condições, algo exigido, bem como algo prometido ou dado, deveres a serem executados, bem como bênçãos a serem recebidas." Não só existem bênçãos prometidas para aqueles que mantêm o pacto, quem rompe o pacto traz uma maldição sobre si mesmo. Portanto, a Escritura avisa que é melhor não votar do que fazer um voto e não cumpri-lo (Ecl. 5:5).
.
John Wesley escreveu que a grande promessa, "é uma aliança entre Deus e o homem, estabelecia nas mãos de um Mediador", que provou a morte de cada homem ", e assim ele comprou todos os filhos dos homens. A maneira dele (Tantas vezes já mencionada), é esta: “Todo aquele que crê até o final, de modo a mostrar a sua fé por suas obras, o Senhor recompensará essa alma eternamente. Mas quem não acreditar, e conseqüentemente permanecer em seus pecados, Ele punirá com destruição eterna”.
.
Wesley
continuou levantando a questão: "se esta aliança entre Deus e o homem é incondicional ou condicional". Wesley, então, voltou-se para o pacto feito com Abraão. Embora a promessa fosse eterna, Wesley demonstrou que era condicional. Os termos de um pacto são inesgotáveis, mas é também um pacto condicional, no sentido de que ambas as partes devem manter o seu acordo eterno.
.
Wesley
disse também que o pacto com Abraão foi "um pacto do evangelho, a condição da mesma, a saber, a fé, que o Apóstolo observa fora 'imputado nele para justiça". O inseparável fruto dessa fé é a obediência; foi pela fé que ele deixou o seu país, e ofereceu seu filho. Os benefícios por Deus prometido, são os mesmos, "Eu serei teu Deus, o Deus da tua posteridade:" E ele não promete a qualquer criatura; para estes inclui todas bênçãos, temporais e eterna. O Mediador é o mesmo, para ele estava a sua Semente, isto é, em Cristo, (Gn 22:18; Gal 3:16), que Todas as nações deviam ser abençoado, que muito em conta o Apóstolo diz, "O evangelho foi pregado para Abraão".(Gal 3:8.) Agora, o mesmo pacto que foi feita para ele, o mesmo compromisso que foi feito com ele, foi feita "com seus filhos depois dele".(Gn17:7; Gl 3:7.) Nisso são chamados a 'um pacto eterno. Portanto, foi tanto uma promessa eterna como uma promessa condicional.
.
Mais tarde Wesley demonstrou que o Pacto davidico era condicional e concluiu que, mesmo quando não explicitamente indicado, as condições estão implícitas em todos os pactos. Esta tem sido a compreensão histórica Arminiana-wesleyana dos pactos. Joseph Benson escreveu:
.
"O desempenho das promessas à semente natural de Abraão, é, no pacto original, tacitamente feito para depender de sua fé e obediência (Gn 18:19), e que é feita explicitamente para que a renovação desse pacto dependa dessas condições (Dt 28:1-14). Também nessa ocasião, Deus expressamente ameaçou expulsar os naturais da semente de Canaã, e espalhá-las entre os gentios, se, se tornarem incrédulos e insubmissos (Lv. 26:33; Dt. 28:64). Os judeus foram rejeitados e expulsos de Canaã por sua incredulidade cumprindo um dos tratados do pacto, estabelecendo a fidelidade de Deus, em vez de destruí-la .... As promessas de Deus e os seus tratados eram todos condicionais."
.
Adam Clarke escreveu:
.
"Temos de sustentar sempre que Deus é verdade, e que se, em qualquer caso, a sua promessa parecer ter falhado, é porque as condições em que foi estipulada, não foram cumpridas. . . . Se algum homem disser que para ele as promessas de Deus haviam falhado, deixe que ele examine o seu coração e os seus caminhos, e vai perceber que ele partiu para fora da direção em que Deus poderia, consistente com a sua santidade e verdade, cumprir a sua Promessa."
.
Deus é fiel a sua Palavra, mas sua Palavra contém tanto promessas como advertências. A infidelidade dos judeus rompeu o pacto (veja 9:6-14), mas não anulou a fidelidade de Deus em sua Palavra e suas promessas a Abraão. Em seu Dicionário Teológico, Richard Watson escreveu que há realmente apenas dois pactos: o pacto de obras e do pacto de graça. Watson ensinou que, depois que Adão quebrou o pacto de obras, Deus deu a Abraão o pacto de graça. Quanto a dispensação mosaica era também um pacto de obras, que foi dado para demonstrar a iniqüidade do homem e foi um prenuncio de algo muito melhor. Tal como o pacto com Adão, a aliança com Moisés foi quebrado por Israel e foi concluída por Deus. O novo pacto argumentou Watson, era realmente a substância do pacto abraâmico. O novo pacto foi novo porque, depois de o homem ter quebrado o pacto de obras, foi pura graça do Onipotente permitir a estrada em um novo pacto com ele e, por causa da promessa que transmitiu, a graça capacita o homem a cumprir com os termos do mesmo... Mas, embora ajam mútuas estipulações, o pacto mantém o seu caráter de um pacto da graça, e deve ser considerado como tendo a sua origem unicamente na graça de Deus. Pelas próprias circunstâncias que tornaram o novo pacto necessário, é retirada a possibilidade de haver qualquer mérito da nossa parte: a fé pela qual o compromisso é aceita é o dom de Deus, e todas as boas obras dos cristãos que se mantém no Pacto, se originam dessa mudança de caráter que é fruto da operação do seu Espírito.
.
Mais recentemente Clarence Bence escreveu: "Temos de acreditar, então, que as promessas de Deus são dadas condicionalmente, e são mantidas a um nível em que os seres humanos respondem pela fé o que tem declarado". O fato de serem os pactos condicionais deve influenciar o nosso entendimento de três questões controversas.
.
1. Pode a salvação individual ser perdida?
.
Louis Berkhof escreve que existem duas partes em todos os contratos. Ainda que, como um Calvinista, ele evita admitir o pacto da graça condicional. Reconhecendo que há um sentido em que a promessa é condicional, ele tenta conciliar o seu dilema, dizendo que o próprio Deus cumpre a condição dando fé para eleger.
.
Louis Berkhof afirma ainda que, embora o pacto é uma eterna e inviolável aliança, que Deus nunca anula, é possível, aqueles que estão no pacto, quebrá-lo. Isto constitui para ele uma transgressão do pacto, e essa ruptura não pode ser apenas uma ruptura temporária, mas uma ruptura definitiva. No entanto, uma vez que não há queda entre os santos, Berkhof tem de concluir que esses membros da Aliança não foram regenerados. Assim sendo, eles não são regenerados ou sem conversão porque não são eleitos, se fossem regenerados não teriam finalmente quebrado o pacto. Contudo, Hebreus 10:26-29 descreve aqueles que foram santificados pelo sangue do pacto e mais tarde em determinada época, eles romperam com a fé e, no final das contas, chegarão no Inferno. Wesley escreveu, “Francamente, é inegável”:
.
1. Que a pessoa mencionada aqui, foi, em outro tempo, santificada pelo sangue do pacto.
2.-Que depois, pecando deliberadamente, pisou no Filho de Deus. E,
3. Que ele decidiu incorrer um castigo mais pesaroso do que a morte, ou seja, a morte eterna.
.
Portanto, aqueles que são santificados pelo sangue do pacto ainda podem cair, assim como a perecer eternamente." Wesley também cita tais como passagens Ezequiel 18:24, 1 Timóteo 1:18-19; Romanos 11:17-22; João 15:1-6; 2 Pedro 2:20-21; Hebreus 6:4-6, e 10 : 38. Ele concluiu, "Penso que um santo pode cair; que aquele que é santo ou justo podem cair, e no julgamento do próprio Deus perecer eternamente“.
.
2. É inviolável pacto da aliança?
.
A aliança é chamada um pacto em Provérbios 2:17 e em Malaquias 2:14. Deus decidiu previamente os termos do acordo que é: "até que a morte nós separe”.Deus odeia divórcio, mas permite que aconteça, quando tendo havido infidelidade aos votos do casamento. O verbo utilizado em Mateus 5:32 e 19:9, apoluo, e implica em casamento dissolvido. Há um jogo de palavras aqui. Tal como estas duas pessoas "cortam uma aliança" do casamento, pelo que o seu divórcio corta esse pacto.
.
Enquanto o casamento união deve envolver mútuo consentimento, a dissolução de um casamento não. Se uma das partes do pacto interrompa a fidelidade, a união está quebrada e o inocente partido não pode manter os votos de casamento por ele próprio.
.
Deus é sempre o partido inocente nos casos em que a salvação é perdida. Nos casos de união interrompida entre duas pessoas nenhum das duas pode ser considerada perfeita, mas é aquele que comete qualquer ato de imoralidade sexual, o que Jesus trata como fornicação, quebra o pacto e também é culpado de adultério. Embora os solteiros também podem cometer fornicação, eles não podem cometer adultério uma vez que eles não têm nenhum pacto a quebrar.
.
Ironicamente, muitos calvinistas reconhecem a natureza condicional do pacto do casamento, enquanto muitos arminianos afirmam que é incondicional! Ray Sutton, um calvinista, escreveu que se o casamento é um pacto então está sob os mesmos princípios pactuais do pacto Deus-e-homem. Assim como o pacto Deus-e-homem pode morrer, também pode o pacto do casamento.
.
Por outro lado, EE Shelhamer, um velho Metodista Livre, alegou que o casamento é indissolúvel e conseqüentemente a parte inocente terá que sofrer as penas de viver sozinho durante o tempo que viver a outra parte.
.
Pelo menos Charles Ryrie é coerente - mesmo se, coerentemente errado. Ryrie acredita que "o dom da salvação uma vez recebido, não pode mais ser perdido". Ryrie também acredita que o casamento é permanente, "sem exceções".
.
Escrevo com profunda preocupação de ser mal interpretado como advogando o divórcio. Em uma era de votos desatentos o divorcio não deve ser culpado, aqueles que tomam o juramento do casamento devem ser advertidos de que está implícita na promessa uma aceitação antecipada da auto-infligida maldição que é o juízo de Deus para quem quebrar pacto. No entanto, após quase 25 anos como pastor, a minha preocupação é que a igreja muitas vezes puna as partes inocentes, obrigando-os a manter a metade de um contrato que foi quebrado e, portanto, em que já não há mais obrigações.
.
3. Os judeus são eleitos incondicionalmente?
.
Zacarias declarou em 11:10-14 que Deus iria revogar o pacto com Israel. Wesley comentou que o que o profeta representava Cristo. Em sua Nota, Wesley explicou que os judeus que não receberam o Senhor se tornaram reprovados, "Por que eles não continuaram a ser o povo de Deus." Os seus títulos e privilégios foram transferidos para ambos, os judeus e gentios que abraçaram cristianismo [Rom 8:33]. Portanto, o Evangelho e o pacto com Abraão são essencialmente os mesmos.
.
Joseph Benson explicou que, através da sua infidelidade os judeus perderam o seu direito de serem tidos como a semente de Abraão e que buscando a fé dos gentios agora foram recebidos como filhos de Deus. Wilber Dayton escreveu, "Deus é justificado da acusação de quebra-fé com os judeus no cristianismo tornando-se cumprimento da Sua promessa para eles”.
.
Esse entendimento está em contradição direta com dispensacionalismo, conforme expresso na declaração que John MacArthur's para ensinar que a igreja substituiu Israel no plano de Deus da redenção "Deus determina que mesmo na falta de fé de Israel, manterá a sua promessa incondicional .... porem ele não (e porque De Sua santa natureza Ele não podia) quebrar a sua promessa. " MacArthur, evidentemente, parte do princípio de que as promessas de Deus são incondicionais.
.
Na sua avaliação dispensacionalista, a primeira falha teológica mencionada por Ray Dunning é que "ela é baseada numa concepção calvinista do pacto com Israel que é incondicional e não pode ser quebrado. Isto conduz a uma eterna distinção entre Israel e a Igreja".
.
Apesar de um arminiano-wesleyano consistente não poder segurar a base pressupostas do dispensacionalismo, populares pregadores holiness têm pregado sobre uma estranha escatologia colocando a posição histórico wesleyana numa posição considerada duvidosa.
.
Ironicamente, Gary DeMar, um calvinista que rejeita dispensacionalismo com base nos pactos que estão condicionados. DeMar rejeita a ideia de que as promessas de terra para Israel ainda estão em vigor. De acordo com Levítico 18:24-30, a permanência na terra era condicional.
.
Se Israel não obedecesse, Deus disse que Ele lhes vomitaria para fora (v 28). Mas Deus não prometeu dar a terra a Abraão e à sua descendência "para sempre" (Gen 13:15)? Claro que ele fez., Jesus aborda isto em Mateus 5:3-10. De fato, todas as promessas do AT serão cumpridas no NT na pessoa e obra de Cristo.
.
Mas continua a haver uma condicional ao lado das promessas. Jesus afirma, sem reservas ou equívocos, que "o reino de Deus será retirado e ser-lhe-á concedido a uma nação que produzirá os seus frutos.” ... E quando o chefe sacerdotes e os fariseus ouviram Sua parábola, eles compreenderam que Ele estava falando sobre eles. (Mt 21:45). Quem pretende interpretar a Bíblia literalmente não pode facilmente ignorar estas passagens. Deus está interpretando promessas do AT para nós! É Sua palavra de encontro a CI Scofield.
.
O calvinista De Mar conclui: "Se as promessas de Israel são incondicionais e, então não importa o que Israel faz, ele ainda herda todas as promessas... Não pode haver" um vomitar para fora ", nem reino" tirado ", e ninguém para “remover seu castiçal" (Ap.2:5). Embora nem DeMar nem eu negamos a profecia de Romanos 11:26, que todo Israel será salvo, o que nego é que ele será salvo sob diferentes condições ou voltará ao antigo pacto. Ao invés disso, eles serão enxertados na Igreja (v 24).
.
A exegese de De Mar me deixa com apenas duas perguntas sem respostas. Se acometeu aos calvinistas reconhecer que Israel, eleito por Deus, quebrou o pacto, como podem ensinar com alguma consistência que os santos irão perseverar? E porque é que algum arminiano-wesleyano adotaria as conclusões proféticas do dispensacionalismo, quando eles são baseados em uma falsa visão dos pactos? .
Desde que pactos são, por natureza, condicionais, oremos pela graça para mantê-los. Vamos manter a comunhão com Deus, a Igreja, e nossa família.
______
.
Dr. Vic Reasoner
Pastor metodista, escritor e articulista.
Especialista em fundamentos wesleyano.
É um dos principais colunistas da revista "The Arminian".
http://www.fwponline.cc/v18n2/v18n2reasonera.html
Tradução: Lailson Castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores