Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

IGREJA DO NAZARENO

OS ARTIGOS DE FÉ
.
I. O DEUS TRINO
1. Cremos num só Deus infinito, eternamente existente, Soberano do universo; que somente Ele é Deus, criador e administrador, santo na Sua natureza, a tributos e propósito , que Ele é Deus, como Deus, é trino no Seu ser, revelado como Pai, Filho e Espírito Santo.
( Gêneses 1; Levítico 19:2; Deuteronômio 6:4-5).

.
II. JESUS CRISTO
1. Cremos em Jesus Cristo a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade;
Que Ele é eternamente um como Pai; que encarnou pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria e, assim, duas naturezas perfeitas e completas, isto é, a Divindade e a humanidade, se uniram em uma pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem-o Deus- homem.
Cremos que Jesus Cristo morreu por nossos pecados em que Ele verdadeiramente ressuscitou dos mortos e tornou de novo o Seu corpo, juntamente com tudo o que pertence a perfeição da natureza humana, e com isso subiu ao céu, aonde Se ocupa em interceder por nós.
( Mateus 1:20-25; Lucas 1:26-35; João 1: 1-18)
.
III. O ESPIRITO SANTO
1. Cremos no Espirito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele está sempre presente e operando eficientemente dentro a Igreja de Cristo e com ela, convencendo o mundo do pecado, regenerando aqueles que se arrependerem e crêem, santificando os crentes e guiando em toda a verdade tal como está em Jesus.
(João 7:39; Atos 2:33; Romanos 8:1-7)
.
IV. AS ESCRITURAS SAGRADAS
1. Cremos na inspiração das Escrituras Sagradas, pelas quais entendemos os 66 livros dos Antigos e Novos Testamentos, dados por inspiração divina, revelando sem erros a vontade de Deus a nosso respeito em tudo o que é necessário a nossa salvação, de maneira que o que não se encontra nelas não pode ser imposta como artigo de fé.
(Lucas 24:44-47; João 10:35; 2 Timóteo 3:15-17)
.
V. PECADO, ORIGINAL E PESSOAL
1. Cremos que o pecado veio ao mundo através da desobediência dos nossos primeiros pais e, pelo pecado, veio a morte cremos que o pecado se manifesta de dois modos: pecado original ou depravação, e pecado atual ou pessoal.
1.1.Cremos que o pecado original, ou depravação, é aquela corrupção da natureza de todos os filhos de Adão pela qual o homem está muito longe da retidão original, ou seja, do estado de pureza dos nossos primeiros pais quando foram criados, é o contrário a Deus, não tem vida espiritual e é inclinada para o mal, e isto continuamente. Cremos, além disso, que o pecado original continua a existir com a nova vida do regenerado, até que seja o coração inteiramente limpo pelo batismo com o Espírito Santo.
1.2. Cremos que o pecado original difere do pecado atual, em que constitue uma propensão herdada para o pecado atual, pela qual ninguém é responsável até o momento em que se negligencia ou se rejeita o remédio divinamente providenciado.
1.3. Cremos que o pecado atual ou pessoal constitue uma violação voluntária da vontade conhecida de Deus, feita por uma pessoa moralmente responsável. Portanto, não deve ser confundido com limitações voluntárias e inescapáveis, enfermidades, faltas erros, falhas ou outros desvios de um padrão de perfeita conduta, que são os efeitos resíduas, da Queda do homem. Contudo, tais efeitos inocentes não incluem atitudes ou respostas contrárias ao Espírito de Cristo que, propriamente, podem ser consideradas pecados do espírito.
Cremos que o pecado pessoal é primaria e essencialmente, uma violação da lei do amor; e que em relação a Cristo, pecado pode ser definido como descrença.
(Pecado Original: Gèneses 3; 6:5, Jó 15:14; Salmos 51:5)
.
VI. EXPIAÇÃO
Cremos que Jesus Cristo pelo seus sofrimentos, pelo derramamento de Seu próprio sangue e pela Sua morte na Cruz, fez uma expiação completa para todo pecado humano; e que esta Expiação é a única base de salvação; e que é suficiente para cada pessoa da raça de Adão. A Expiação é benignamente e eficaz para a salvação daqueles que chegam á idade a responsabilidade, quando se arrependem e crèem. ( Isaías 53:5-6, 11; Marcos 10:54; Lucas 24:46-48)
.
VII. GRAÇA PREVINIENTE
Cremos que a criação da raça humana a imagem de Deus inclue a capacidade de escolher entre o bem e o mal e que, assim, seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que pela queda de Adão se tornaram depravados, de maneira que agora não são capazes de voltar e se reabilitar pelas suas próprias forças e obras,e desta forma renovar a fé e a comunhão com Deus. Mas também cremos que a graça de Deus mediante Jesus Cristo é dada gratuitamente â todos os seres humanos, capacitando todos que querem converte-se do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo para perdão e purificação do pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis a Sua vista.
Cremos que todas as pessoas, ainda que possuam a experiência de regeneração e inteira santificação, podem cair da graça, apostatar e, a menos que se arrependam do seu pecado, ficar eternamente perdida e sem esperança. (a imagem de Deus e responsabilidade moral):
Gèneses 1:26-27;2:16-17; Deuteronômio 28:1-2, 30:19; Josué 24:15)
.
VIII. ARREPENDIMENTO
Cremos que o arrependimento, que é uma sincera e completa mudança do pensamento no que diz respeito ao pecado incluindo o sentimento de culpa pessoal e o afastamento voluntário do pecado, é exigido de todos aqueles que, por ato ou propósito, se fazem pecadores contra Deus.
O Espírito de Deus da a todos que quiserem arrepender-se a ajuda benigna da penitència do coração e a esperança da misericórdia, afim de que possam crer para o perdão e a vida espiritual.
(2 Crònicas 7:14; Salmos 32:5-6;51-17)
.
IX. JUSTIFICAÇÃO, REGENERAÇÃO E ADOÇÃO.
Cremos que a justificação é aquele ato gracioso e judicial de Deus, pelo qual Ele concede pleno perdão de toda a culpa, remissão completa da pena pelos pecados cometidos e a aceitação como justo a todos aqueles que crèem em Jesus Cristo e o recebem como Senhor e Salvador.
Cremos que a regeneração, ou novo nascimento, é aquela obra da graça de Deus pela qual a natureza moral do arrependimento que confia em Deus é vivificada espiritualmente, recebendo uma vida distintamente espiritual, capaz de fé , amor e obediència.
Cremos que a adoção é aquele ato gracioso de Deus pelo qual o crente justificado e regenerado se constitui o filho de Deus.
Cremos que a justificação, a regeneração e a adoção são simultâneas na experiência daqueles que buscam a Deus e são obtidas na condição de haver fé, precedida pelo arrependimento; e que o Espírito Santo testifica desta obra e estado de graça.
(Lucas 18:14; João 1:12-13; Atos 13:39)
.
X. INTEIRA SANTIFICAÇÃO
Cremos que a inteira santificação é aquele ato de Deus, subsequente a regeneração, pelo qual os crentes são libertados do pecado original, ou depravação, e levados ao estado de inteira devoção a Deus e à santa obediência do amor tornado perfeito.
É operada pelo batismo com Espírito Santo e compreende, numa só experiência, a purificação do coração e a permanente presença íntima do Espírito Santo, dando ao crente poder para uma vida santa e para serviço.
A inteira santificação é garantida pelo sangue de Jesus, realiza-se instantaneamente pela fé, precedida pela inteira consagração; e desta obra e estado de graça o Espírito Santo testifica.
Essa experiência é também conhecida por vários termos que representam diferentes aspectos delas, tais como: “perfeição cristã”, “perfeito amor”,” pureza do coração”, “batismo com o Espírito Santo”, “plenitude da benção” e “ santidade crisã”.
Cremos que a distinção bem definida entre um coração puro e um caráter maduro. O primeiro é obtido instantaneamente, como resultado da inteira santificação; o ultimo resultado de crescimento na graça.
Cremos que a graça da inteira santificação inclui o impulso para crescer na graça. Contudo este impulso deve ser conscientemente alimentado; deve ser dada cuidadosamente atenção aos requisitos e processo de desenvolvimento espiritual e avançado no caráter e personalidade semelhante a Cristo. Sem tal esforço intencional, o testemunho do crente pode ser enfraquecido e a própria graça comprometida e mesmo perdida.
(Jeremias 31:31-34; Ezequiel 36:25-27; Romanos 6:11-13)
.
XI. A IGREJA
Cremos na igreja a comunidade que confessa a Jesus Cristo como Senhor, o povo da aliança de Deus feito em novo em Cristo, o Corpo de Cristo chamado e congregado pelo Espírito Santo através da Palavra.
Deus chama a igreja a expremir a sua vida na unidade e comunhão do Espírito; na adoração, através da pregação da palavra, na observação dos sacramentos e no Ministério em Seu nome; pela obediência a Cristo e responsabilidade mútua a missão da igreja no mundo é a de continuar a obra redentora de Cristo no poder do Espírito, através de viver santo, evangelismo e serviço.
A igreja é uma realidade histórica que se organiza em moldes culturalmente condicionados; existe tanto como um corpo universal quanto congregação local; separa pessoas chamadas por Deus para ministérios específicos.
Deus chama a igreja para viver sobre a sua orientação enquanto ela antecipa a consumação na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
( Êxodo 19:3; Jeremias 31:33; Mateus 8:11)
.
XII. BATISMO
Cremos que o batismo cristão, ordenado pelo nosso Senhor, é um sacramento que significa a aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, para ser administrado aos crentes e é declarativo da sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e do seu pleno propósito de andar obedientemente em santidade e justiça.
Sendo o batismo símbolo da nova aliança, as crianças poderão ser batizadas quando os pais ou doutores o pedirem, os quais ficaram na obrigação de lhes assegurar o necessário ensino cristão.
O batismo pode ser administrado por aspersão, a fusão ou imersão, segundo o desejo do candidato. ( Mateus 3:1-7; Atos 2:37-41; Romanos 6:13-14)
.
XIII. A CEIA DO SENHOR
Cremos que Ceia Memorial e de Comunhão, instituída por nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo é essencialmente um sacramento do Novo Testamento declarativo da morte sacrificial de Jesus, e de que os crentes, pelo merecimento desta, têm vida e salvação e promessa de todas as bençãos espirituais em Cristo. É distintivamente para aqueles que estão preparados por uma reverente apreciação do seu significado e por meio dela anunciam publicamente a morte do Senhor até que Ele venha de novo. Sendo esta a festa da Comunhão, somente aquele que tem fé em Cristo e amor pelos irmãos devem ser convidados a participar dela.
(Êxodo 12: 1-14; Mateus 26:26-29; 1 Coríntios 10: 14-21)

XIV. CURA DIVINA
Cremos na doutrina bíblica da cura divina e exortamos o nosso povo a procurar oferecer a oração da fé para a cura dos doentes. Cremos também, que Deus cura através de recursos da ciência médica.
(2 Reis 5:1-19; Salmo 103:1-5; Tiago 5:13-19)

XVI. SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Cremos que o Senhor Jesus Cristo voltará outra vez; que nós, os que estivermos vivos na sua vinda, não precederemos aqueles que morreram em Cristo Jesus; mas que, se permanecemos nele, seremos arrebatados com os santos ressuscitados para encontrarmos o Senhor nos ares, de sorte que estaremos para sempre com o Senhor.
(Mateus 25:31-46; Filipenses 3 20-21; Hebreus 9:26-28)

XVII. RESSUREIÇÃO, JUÍZO E DESTINO
Cremos na ressureição dos mortos; que tanto os corpos dos justos como dos injustos serão ressuscitados e unidos com os seus espíritos – “os que tiverem feito o bem, saíram para a ressureição da vida:, e os que tiverem feito o mal para a ressureição da condenação”.
Cremos no juízo vindouro, no qual cada pessoa terá de comparecer diante de Deus, para ser julgada segundo seus feitos nesta vida.
Cremos que uma vida gloriosa e eterna é assegurada a todos aqueles que crêem em Jesus Cristo, nosso Senhor para a salvação, e O seguem obedientemente, e que os que são impenitentes até o fim sofrerão eternamente no inferno.
(Gênesis 18:25; Marcos 9:43-48; Isaías 16:19)
.
Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores