Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A obra redentora de Cristo e sua Graça universal.

Laerço do Santos.

As Sagradas Escrituras são muito objetivas em nos explicar sobre o pecado e sua consequência, nela está escrito: Todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus, e, o salário do pecado é a morte, mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna.(Rm.3:23, 6:23.)

Por outro lado, João afirma que Cristo é a “propiciação” pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também, pelos de todo o mundo. (1 João,2:2)
Em se tratando de Redenção, fica claro no texto citado, que Cristo se fez propiciação por todos os pecadores, não apenas a um separado grupo de eleitos que se salvarão. O apóstolo do amor, (João) sempre via na pessoa de Deus em Cristo o prazer em perdoar a todos os que, arrependidos, se achegassem a Ele; esse é o mistério da graça de Deus, a salvação, não pelos méritos do homem, mas pelo infinito e profundo favor divino refletido em seu grande amor. (Jo. 3:16).
Entendemos que o homem pecador, embora salvo, nascido de novo, participante da natureza divina, é sujeito a cair em erro, tanto é que João em sua epístola nos diz: Filhinhos, não pequeis; mas se alguém pecar temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo o justo. (1Jo.2:1). O homem sempre chamado à salvação, para fazer a vontade do Senhor, é sujeito a falhar nesse propósito; porém Cristo, conhece o nosso limite e conhece a nossa intenção para com Ele.
O homem usa obstinadamente o seu livre arbítrio para se afastar da presença de nosso Deus, porém, o mesmo, não foi dado ao homem para esse fim, ao contrário, sua liberdade deve ser usada para servir a Deus em espírito e verdade, tendo a responsabilidade de sempre por si mesmo se avaliar, para evitar cair em tentação praticando nova ofensa contra Deus.
Paulo disse ao povo da Galácia:
“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado
.
Levais as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gl. 6.1.2)
.
Laerço dos Santos
presbítero na AD de de Pau Darco II Maceió. AL.
.
Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores