Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Entendimento arminiano-wesleyano de santidade na vida cristã.

Ruthie Córdova

"Entendimento arminiano-wesleyano de santidade na vida cristã "

Reação a um artigo do MRE. Jerald E. Rice

Quando nos referimos à nossa herança teológica Wesleyana-arminiana parece que dessa herança, só conhecemos o aspecto Wesleyano e muito pouco ou quase nada dos aspectos arminianos. A verdade é que Jacobus Arminius contribuiu de maneira valiosa ao pensamento teológico que agora manejamos. Seu papel foi fundamental na história da a Igreja e especialmente na Holanda.

Como teólogo, Jacobus Arminius expôs claramente a intenção de Deus em relação a uma salvação gratuita do homem através de Jesus Cristo e de sua responsabilidade em aceitar ou rejeitar esta graça; frente a uma fortemente propagada e condenada educação da predestinação. Esta declaração levou outras implicações para a compreensão da relação dinâmica entre o homem e Deus, a ação da graça divina no mundo, o crescimento espiritual da pessoa e a resposta humana a essas ações do amor de Deus. Estes foram os fundamentos para o desenvolvimento de doutrinas que fizeram diferença na vida dos crentes e deram um impulso à empresa evangelística de Wesley, um século depois. As correções propostas por James Arminius ao ensino calvinista são as marcas de sua teologia e estas foram apresentadas de forma clara, breve e concisa na proposta de Rice. No entanto, não se discutiu as diferenças entre os conceitos de Arminio de perfeição e santificação com os de Wesley como diz o autor: “Eu acho que Arminius não se refere a santificação.”

Quanto ao ensino da perfeição, ainda que Arminio não tivesse amplamente desenvolvido, discutido ou negado, ele contemplava a idéia de que o crente poderia ser perfeito nesta vida com a ajuda da graça divina e de nenhuma maneira, sem ela. Este assunto da perfeição, tem sido uma preocupação crescente nas mentes dos pensadores ao longo dos anos, mas nem sempre significando a mesma coisa. Conforme o historiador Paul Bassett: "A história da idéia de perfeição cristã e da história da doutrina da inteira santificação não não são as mesmas ... As duas caminham juntas, mas nem sempre estiveram ligadas "(Bassett 1994: 18).

Os seguidores de Arminius, Limborch e Episcopus unindo, mais tarde, outros aspectos de suas ideias, enfatizando que a perfeição é possível pela graça divina, mas com a participação do esforço humano na exclusão de hábito do pecado, corrigindo falhas para resistir à tentação, e a intenção de crescer na vida espiritual cada vez mais. Mas, tanto em Arminius como nos seus sucessores, a graça Deus era a única e vital que ajudava os seres humanos a amar como é requerido, e que isso não algo impossível ou difícil de realizar sobre esta terra, porque Deus exige apenas o que pode ser executado. Não temos nenhum registro de que Arminius discutira ou escrevera sobre a experiência da santificação, como ensinada por John Wesley. Sua contribuição valiosa para nossa tradição teológica está relacionado principalmente à livre graça e aos outros aspectos discutidos, e a sua posição contra o ensino calvinista. A Teologia Arminiana, enriquecida pelas contribuições dos sucessores de James Arminius passou ao longo dos anos e influenciou o pensamento de grupos religiosos, incluindo o Anglicanismo na Inglaterra, através de seus Trinta e Nove Artigos de Fé.

No entanto, independentemente da teologia anglicana, John Wesley bebeu em outras fontes devocionais que contribuíram para o discernimento dos conceitos teológicos que mais tarde seriam desenvolvidos em doutrinas importantes dentro de seu sistema teológico. John Wesley como Armínius afirmava que a salvação é alcançada pela graça divina e pela fé somente, e era para todos, mas a não salvação de todos, envolve liberdade e responsabilidade humana, assim, ele rejeitou a doutrina calvinista da predestinação pessoal. Wesley acreditava também, que havia crescimento em graça na vida do crente, mas havia uma possibilidade da perda da salvação ou de uma queda da graça se houvesse negligência, e que a perfeição cristã era a plenitude do amor de Deus no coração e todo o seu ser, para amá-Lo e fazer a Sua vontade completamente. Além disso, Wesley ensinou sobre a graça preveniente (que é bem explicado em artigo), a natureza da Santíssima Trindade, a natureza da Igreja e dos sacramentos, os aspectos escatológicos e obter a certeza da salvação através do testemunho do Espírito Santo.

Quanto à perfeição cristã, Wesley pareceu concordar com Arminius quando ele disse também que a perfeição só é possível pela graça de Deus (E disse) que é recebido através dos meios de graça. Wesley desenvolveu mais a doutrina explicando como se alcança essa experiência, afirmando que é possível adquiri-la nesta vida, observando a necessidade de se entregar completamente a Deus, explicando o que acontece no crente, localizando em seu sistema soteriológico chamando de maneiras diferentes, definindo-a do ponto de vista relacional, e diferenciando dos outros trabalhos internos de graça, etc. Esta doutrina é conhecida como inteira santificação. Assim, Wesley definiu um tipo de perfil do crente perfeito:

"Aquele que tem a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16)
quem anda como Cristo andou (1 João 2:6)
mãos limpas e coração puro (Salmo 24:4)
aquele que é limpo de toda a imundícia da carne e do espírito (2 Coríntios
07:01)
aquele em quem não há ocasião de tropeço, e que, por conseguinte, não comete
pecado
aquele em quem a Palavra de Deus é cumprida (Ezequiel 36:25, 29),
aquele que Deus santificou em todas as coisas (1 Tessalonicenses 5:23)
quem anda na luz (1 João 1:7)
aquele que testemunha ao mundo que Cristo vive nele (Gl 2:20)
aquele que é santo, como Deus que vos chamou, é santo, tanto no coração
como em uma conversão (1 Pedro 1:15)
Quem ama o Senhor teu Deus com todo seu coração e serve-o com todas as
forças
Aquele que ama seu próximo como a si mesmo ... e principalmente a aqueles que
o desprezam e o perseguem
... Aquele que mostra misericórdia, benignidade, humildade, mansidão,
tolerância (Colossenses 3:12)
aquele cuja vida é cheia de fé, paciência, esperança e de obras de amor.
E tudo quanto faz, por palavras ou por obras, faz tudo em nome
no amor e no poder do Senhor Jesus
aquele que faz a vontade de Deus,
aquele que tem um coração ardente de amor de Deus, um coração que
continuamente oferece todo pensamento, palavra e ação como um sacrifício
espiritual e agradável a Deus em Cristo "(Wesley, 1979: 30-31).

A contribuição de John Wesley para a nossa herança teológica é precisamente a sua noção de perfeição cristã e inteira santificação. Um cristão perfeito é aquele que "ama a Deus plenamente com o coração, mente e alma" (Deuteronômio 06:05) Santificado "renovado à imagem de Deus" em verdadeira justiça e santidade da verdade " (Efésios 4:24) (Wesley 1979: 32). Ou seja, o crente perfeito é aqueles que "é chamado para algum tipo de perfeição do espírito, atitude ou motivo, ou mesmo ação nesta vida, que ... depende ... da obra do Espírito Santo ... que é ideal e a semelhança de Cristo ... que se expressa em termos de amor perfeito "(Bassett, 1994: 19). O inteiramente santificado reconhece que em sua vida “há um momento em que verdadeiramente ama a Deus e ao próximo ... marca o início de um relacionamento qualitativamente diferente com Deus e ao próximo ... é perfeccionado... é também um princípio de perfeccionamento em amor ... que depende sempre, e em todas as formas, da graça de Deus em Cristo que é a purificação do pecado, é um aspecto integral do presente tempo e do processo que se segue "(Bassett, 1994: 19-20).

E, claro, tal como discutido no artigo de Rice, Wesley deu a perfeição cristã uma dimensão presente e futura, que é conhecido como o otimismo radical, onde o crente ou a comunidade de todos os crentes perfeitos ou inteiramente santificados, influencie e impacte outras pessoas, em suas estruturas de sociais, nos centros trabalhistas, nos sistemas da vida e tudo o que lhe diz respeito, procurando a transformação e bem-estar comum e ainda mais, contribuindo para os propósitos divinos da restauração de todas as coisas e do mundo.

Tanto Jacobus Arminius como John Wesley, descobriram a verdade bíblica de que a vida perfeita é uma vida de graça. Para que o ser humano se relacione com Deus de graça, tem de se fazer um filho da graça, ser transformada em graça, viver e morrer nessa graça que continua até a eternidade.

Bibliografia

Bangs, Clark. 1978. "Arminianismo", Mana Ministerial, maio e junho.
Ruthie Cordova
Bassett, Paulo e William Greathouse. Explorando a santidade cristã. Kansas City:
Nazarene Publishing House, Volume 2, 1994.
Deal, William S. A Marcha da santidade através do século: Uma Breve História do
Doutrina de Santidade. Kansas City: Imprensa Beacon Hill, 1978.
Wesley, John. Perfeição cristã. Kansas City: Casa Nazarena de Publicações,
1979.
______
Dra. Ruthie Irene Córdova é uma missionária mundial com a Igreja do Nazareno em Costa Rica. Ela é peruana. Sua salvação e serviço são o resultado do trabalho missionário da Igreja do Nazareno, no Peru.
Serve como um professora em tempo integral e pessoa de relações públicas no Seminário Nazareno de las Américas (SENDAS), Seminário Nazareno das Américas, em San Jose, Costa Rica (América Central). Ela ensina a Bíblia, Teologia, Pastoral e cursos de Educação Cristã para estudantes de diferentes países da América Latina em todos os níveis (curso de estudo, BA, MA) de programas de Educação Teológica (residência e descentralizada).
Recebeu o bacharelado em Relações Públicas do Instituto de Relações Públicas em Chiclayo, Peru, bacharelado em Teologia pelo Seminário Nazareno das Américas, em San Jose, Costa Rica, o Mestre em Divindade, Mestre de Educação Religiosa e Doutora em Ministério pelo Seminário Teológico Nazareno em Kansas City. Foi ordenada presbítera no distrito de Kansas City.
Antes da sua nomeação, Ruth serviu como pastora associado na educação, eprimeiramente na Igreja do Nazareno espanhola em Chicago, Illinois, onde é membra. Ela também trabalhou como assistente editorial espanhol para publicações internacionais da Nazareno, sede em Kansas City. Serviu como pastora de crianças no Boulevard Rainbow Igreja do Nazareno em Kansas. Antes da sua atual missão, ela serviu como missionária na educação teológica no Seminário Teológico Nazareno na Guatemala.
.
.
Tradução e adaptação: Lailson Castanha
.
Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores